Translate

domingo, 1 de dezembro de 2013

Crônica do II Encontro Territorial

Impulsionados pelo lema “Nos passos do Pai, geramos cultura da Aliança”, aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de novembro do corrente ano o II Encontro Territorial de Famílias, da União de Famílias no Brasil. Foram dois anos de intensa preparação, reuniões, Capital de Graças e encontros entre a comissão organizadora e as diversas equipes. Muito trabalho, mas tudo devidamente recompensado pela alegria de receber nossos irmãos das regiões do Paraná e São Paulo e compartilhar momentos de profunda vivência, formação, oração e lazer, sempre abençoados pela Mãe e pelo Pai. Assim, como uma grande família, marcamos nossa inserção no Jubileu da Aliança de Amor.

O encontro realizou-se em Santa Maria – RS à sombra do Santuário Tabor e teve como objetivo aprofundar nosso conhecimento sobre a herança do Pai e Fundador, Padre José Kentenich, deixada em nossa cidade, através do seguimento dos seus passos junto ao Santuário Tabor, casa museu do senhor João Luiz Pozzobon e na Quarta Colônia de imigração Italiana, onde visitamos os oratórios de Nova Palma, Faxinal do Soturno e Dona Francisca, além de visitar a Igreja de São João do Polêsine, que conta com um Santuário Paroquial.

O encontro iniciou-se oficialmente com o almoço do dia 15, sexta-feira, mas desde a véspera já estávamos recebendo nossos irmãos que chegavam da Região do Paraná em carros particulares e em ônibus locados para este fim, para translado desde o aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. A viagem entre Porto Alegre e Santa Maria, sofreu significativo atraso em função das condições de trafegabilidade das estradas, agravada pelo maior fluxo de veículos no feriado da República e suas consequências, mas nossa querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável cuidou de tudo de forma extraordinária. Na sexta- feira pela manhã recebemos o ônibus vindo diretamente de Londrina e mais tarde nossos irmãos da Região de São Paulo.

Participaram do encontro 80 famílias, sendo 17 de São Paulo, 38 do Paraná e 25 do Rio Grande do Sul, além do Padre Ottomar Schneider, Irmã Maria da Graça e Irmã Fernanda Balan, totalizando exatamente 283 participantes. Todas as pessoas que vieram de fora da cidade, inclusive os motoristas, ficaram hospedadas no Centro Mariano e na Casa de Retiros, o que facilitou em muito o desenvolvimento do nosso programa, devido à proximidade entre hospedagem, creche, Santuário, auditório e os ônibus.

Na sexta-feira ao meio dia, ocorreu o almoço que dava início ao encontro, no refeitório da Casa de Retiros e constou como prato principal uma gostosa feijoada acompanhada por arroz branco, salsichão, saladas, sucos e sobremesas diversas. As mesas estavam ricamente ornamentadas com os símbolos dos Passos do Pai: Poço, Carta de Santa Maria, Santuário, Videira, Escadaria da Casa de Retiros.

Às 14h30min damos início ao encontro no auditório do Centro Mariano, que estava belamente ornamentado, de acordo com a programação. Neste momento fomos abençoados por São Pedro que também se fez presente com uma chuva torrencial mas permanecendo mais branda durante toda a tarde. O encontro teve partes filmadas e transmitida em circuito fechado pela TV Schoenstatt, com acesso através de uma senha.

O cerimonial foi conduzido pelo casal dirigente da Região do Rio Grande do Sul e a animação musical ficou por conta dos casais da Região do Paraná, após a acolhida dos participantes e avisos gerais acolhemos os símbolos que nos acompanhariam durante todo o encontro, a seguir o casal Sandro Marlise e Santos conduziu a Oração Inicial. A direção do Território fez uso da palavra por breves instantes, através do casal Olindo e Marilene, passando a palavra para a Irmã Maria da Graça fazer a introdução ao tema do encontro.

Antes do intervalo distribuímos o pessoal em dois grupos, enquanto um faria os passos do Pai junto ao Santuário o outro visitaria a casa museu do Senhor João Luiz Pozzobon e a capela Nossa Senhoras das Graças onde estão seus restos mortais, como a chuva persistia os passos do Pai foram realizados no próprio auditório do Encontro.

Às 19 horas celebramos a missa na capela Tabor, sob a responsabilidade do Rio Grande do Sul. Às 20h jantamos na Casa de Retiros, com o cardápio estava composto de massa Penne ao molho de queijos, massa espaguete ao molho bolonhesa, risoto de cordeiro, risoto de Ervas de Provense e saladas.

Às 21h retomamos as atividades, com a apresentação do símbolo da União de Famílias pela Márcia e o Jorge Audibert; integração com o recolhimento do Capital de Graças do encontro feito pelas crianças e a distribuição de camisetas e sacolas. Assim concluímos o primeiro dia de encontro.

No sábado, dia 16, logo após o café, celebramos a Santa Missa em frente ao Santuário Tabor, sob a responsabilidade da região do Paraná. Em seguida partimos, os filhos para Itaara, onde passaram o dia junto ao Santuário Puer et Pater dos Irmãos de Maria, com diversas atividades ao ar livre, tais como trilha, atividades circenses, concurso de fotografias, oficinas, etc. Os pais se deslocaram para a Quarta Colônia, conforme citamos no início, onde visitaram diversos Oratórios e ouviram a mesma alocução proferida pelo Pai e Fundador por ocasião de sua visita a estes locais, posteriormente, em trabalhos em pequenos grupos, estas palestras foram aprofundadas com partilha e testemunhos dos participantes, proporcionando uma excelente integração entre todos, os grupos foram organizados de maneira que cada um tivesse representantes das três regiões. O almoço ocorreu em Nova Palma e constou de um saboroso risoto, galeto, saladas, sucos e sobremesa, uma mostra perfeita da gastronomia italiana local.

Por volta das 18h horas pais e filhos retornam aos seus locais de hospedagens e às 20 horas e 30 minutos se deslocam para o CTG Sentinela da Querência para jantarmos. O cardápio foi típico do estado, constou de churrasco, galeto, salsichão, risoto, saladas em geral, refrigerante e sobremesa. O senhor Antônio Campagnolo animou o jantar com algumas músicas gaúchas, cantamos parabéns para alguns aniversariantes, apresentamos algumas fotos das atividades dos jovens em Itaara e encerramos a noite com uma bela apresentação de dança da Invernada Mirim do CTG Tropeiros da Querência. Com isto tivemos a intenção de mostrar um pouco da gastronomia gaúcha, bem como, nossa cultura e valores. Foi uma noite muito especial, onde vários casais apresentaram-se devidamente pilchados e tiraram muitas fotos com os participantes.

No domingo, o café foi mais cedo, enquanto um grupo de jovens fazia um Tour pela cidade, outros visitavam a casa do senhor João, depois trocavam de atividades. Os casais que não puderam visitar a casa do senhor João na sexta-feira foram no domingo pela manhã.

Às 9h foi feita a Abertura do Ano do Centenário, seguida rápida avaliação verbal do encontro, logo após nos deslocamos para quarto do Pai e Fundador, onde todos receberam uma bandeirinha com o símbolo da União e às 11h celebramos a missa de encerramento na capela Tabor, sob a responsabilidade da região de São Paulo, nesta oportunidade renovamos a coroação da Mãe, como Rainha da União de Famílias. O padre Rubem Natal Dotto, representando o Arcebispo de Santa Maria, presidiu esta celebração.

Às 12h30min almoço na Casa de Retiros, com um cardápio especial: Estrogonofe de carne com champignon, lasanha de presunto, queijo e frango, salada de legumes, mix de folhas com especiarias, refrigerante e sobremesa. Toda a alimentação na Casa de Retiros, foi assinada pelo Chef Norberto da Cás, gastronomia e eventos.

No que pese o excesso de atividades, atrasos na programação e a falta de uma sineta para controlar o público, preferimos ficar com as colocações espontâneas dos participantes, de todos só ouvimos palavras de elogios e agradecimentos quanto à acolhida, alojamentos, refeições, logística, cuidado com os filhos, etc, outros querem retornar, outros classificaram o encontro com um ‘megaencontro’. De nossa parte, classificamos o encontro como excelente, algo inesquecível, a Mãe se glorifica mais uma vez. Registramos três situações muito significativas para a União de Famílias: 1. As Irmãs que cuidaram das crianças perceberam uma notável diferença na educação e comportamento dos filhos da União e as demais crianças que frequentam a creche; 2. Os motoristas falaram que nunca, em sua trajetória profissional, trataram com pessoas tão educadas e nunca foram tão bem tratados e 3. As crianças da invernada mirim que se apresentaram no CTG Sentinela da Querência ficaram encantadas e muito felizes com o carinho e acolhida que tiveram. Somos diferentes, somos a União de Famílias. Abençoa, Pai, a tua União.

Agradecemos a todas as equipes pelo empenho e dedicação, não fosse pelo desprendimento e magnanimidade de todos nossos irmãos, não teríamos concretizado este encontro. Às Irmãs nosso agradecimento especial por disponibilizar o Centro Mariano, a Casa de Retiros e a estrutura da Escola Jardim Girassol para a realização deste encontro. Por fim, pedimos desculpas se não conseguimos contemplar a expectativa de todos.


Julio e Liria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário